O que é a velocidade da transmissão numa rede
A largura de banda de uma rede é a velocidade de transmissão de dados, seja para conexão à internet ou transferência de arquivos. As velocidades são mensuradas em megabits por segundo (Mb/s) ou gigabits por segundo (Gb/s).
O que é a Fast Ethernet
Em redes de computadores, as camadas físicas Fast Ethernet transportam tráfego na taxa nominal de 100 Mbit/s.
O que é a Gigabit Ethernet
Gigabit Ethernet é o termo que descreve várias tecnologias para transmissão de quadros em uma rede na velocidade de 1 Gigabit por segundo
Cabo coaxial
cabo direto ou straight through
O Cabo Direto, ou Straight-through, é usado para conectar os dispositivos (computadores, servidores) a um switch, um hub, um roteador ou outro tipo de dispositivo do gênero.
cabo cruzado ou crossover
O cabo crossover é responsável por enviar e receber dados. Considerado necessário para a conexão entre dois computadores, seu objetivo é a transmissão de dados.
Cabo UTP
O Cabo por par trançado é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas.
Origem do cabo UTP
O cabo UTP tem como origem o cabo coaxial, muito utilizado nos anos 90 em redes locais Ethernet para reduzir interferências, mas de pouca flexibilidade e com taxa de transferência máxima de somente 10 Mbps.
Constituição do cabo UTP
Cada cabo UTP consiste em quatro pares de fios trançados, resultando em um total de oito fios. Cada par é identificado por uma cor distinta e possui propriedades de torção específicas para minimizar a interferência eletromagnética.
Para que serve o Cabo UTP
Os cabos UTP são amplamente utilizados para rede de computadores, Internet, telefonia, videoconferência.
Como funciona o Cabo UTP
Um cabo UTP consiste em pares de fios de cobre trançados sem uma camada de blindagem protetora.
Cabo de par trançado
O Cabo por par trançado é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas.
Cabo FTP
São cabos os que utilizam uma blindagem mais simples: de fina folha de aço ou de liga de alumínio, elementos que envolvem todos os pares do cabo, protegendo-os contra interferências externas.
Cabo STP
O STP é comumente usado por empresas de grande porte em aplicativos de ponta que exigem largura de banda máxima.
Cabo SSTP
é praticamente o cabo de rede FTP e o STP juntos. A blindagem dele é envolta em cada par trançado e também tem uma segunda blindagem externa, cobrindo todos os pares.
Qual a diferença entre cabo UTP e STP
Em termos de uso, o UTP é o cabeamento mais comum e popular que é usado na maioria das residências, escritórios e até mesmo em empresas de grande porte devido ao seu baixo custo. O STP é comumente usado por empresas de grande porte em aplicativos de ponta que exigem largura de banda máxima.
Cabo UTP Cat 1
é um tipo de cabeamento de par trançado não blindado projetado para comunicações telefônicas e, ao mesmo tempo, era o cabeamento local mais comum.
Cabo UTP Categoria 2
é um tipo de cabeamento de par trançado não blindado projetado para comunicações telefônicas e de dados. A frequência máxima adequada para transmissão por cabo Cat 2 é de 4 MHz e a largura de banda máxima é de 4 Mbit/s.
Cabo UTP Categoria 3
Cat 3 ou fio de estação, e menos comumente conhecido como VG ou grau de voz, é um cabo de par trançado não blindado usado na fiação telefônica.
Cabo UTP Categoria 4
Com 4 pares trançados, essa categoria de cabeamento possibilitou a utilização de redes com transmissão de dados com até 20 MHZ e velocidade de 16 Mbps.
Cabo UTP Cat 5e
é um tipo comum de cabo de rede utilizado em infraestruturas de redes Ethernet. Ele é uma versão aprimorada do Cat 5, com melhorias no desempenho e na capacidade de transmissão de dados.
Cabo UTP Categoria 6
O Cat 6 deve atender a especificações mais rigorosas para diafonia e ruído do sistema
Cabo UTP Categoria 6A
A Categoria 6a disponibiliza uma largura de banda de 500 MHz, sendo, portanto, indicada para as aplicações mais exigentes ao nível de dados utilizadas em redes informáticas de condutores metálicos.
Cabo FTP Categoria 7
Os cabos da Categoria 7 são cabos de dados de muito alto desempenho concebidos para velocidades de transmissão até, no máximo, 10 GB por segundo ao longo de 100 m, e com capacidade para gamas de frequências até, no máximo, 600 MHz.
Cabos U – Unshielded
Esse tipo de equipamento é amplamente utilizado para redes locais (LANs) e para conexões de internet de alta velocidade.
Cabo F – Foiled
O cabo de nylon USB-A para USB-C permite conectividade de teclado universal - reforçada e trançada para durabilidade e flexibilidade, enquanto a bobina sofisticada proporciona um gerenciamento de cabos conveniente e limpo.
Cabo S – Screened
combina a blindagem individual feita em cada par de cabos com um segundo revestimento de proteção externo, envolvendo todos os cabos.
Cabos CMX
Indicados para aplicações em tubulações metálicas onde não exista concentração de cabos e nem fluxo de ar forçado.
Cabos CM
São cabos de uso geral, não apresentam muitas restrições, sendo indicados para instalações internas comerciais.
Cabos CMR
O cabo concêntrico da CMR possui um condutor de fase com seção circular compacta, desenvolvido com fios encordoados concentricamente em alumínio liga 1350, correspondendo a norma ABNT NBR NM 280.
Cabos CMP
são isolados com fluoropolímero (“FEP”, que é um tipo de halogênio) e normalmente são instalados em dutos de ventilação e ar condicionado.
Cabos LSZH
Baixa fumaça zero halogênio ou baixa fumaça livre de halogênio é uma classificação de material normalmente usada para revestimento de cabos na indústria de fios e cabos.